Marc Márquez fala de treinamentos, respiração e forma física

Marc Márquez fala de treinamentos, respiração e forma física

Sportv – Marc Marquez conversou com a página oficial do campeonato motogp.com para passar por um tipo diferente de perguntas e repostas, investigando a alguns dos meandros físicos de pilotar uma máquina de MotoGP™ a mais de 300 km/h. E enquanto alguns fãs da MotoGP™ podem perder a respiração durante algumas das batalhas de na pista do MM93, parece que o cinco vezes campeão do mundo não faz isso…

Começando no início, você tem médicos ou treinadores especiais?

Marc Marquez: “Eu tenho um personal trainer para treinar os aspectos físicos e sigo uma dieta saudável, mas não faço nada de especial além disso! Com a dieta, é importante comer carboidratos, carne e frutas.”

Como você consegue controlar sua respiração durante cada sessão?

Marc Marquez: “se você está apto, é sempre mais fácil gerenciar a respiração. Além disso, o mais importante é apenas tentar ficar o mais calmo possível.”

Parece que alguns pilotos só respiram entre as curvas?

Marc Marquez: “Eu também respiro durante as curvas, para mim é necessário continuar respirando, o que ajuda a me manter calmo e concentrado. No meu caso, eu só paro de respirar quando levo um susto! O mais importante é manter a calma. E às vezes, quando estou nervoso, eu respiro profundamente 3 ou 4 vezes e isso me ajuda a recuperar a calma.”

Veja também: Conheça a moto que vai inaugurar a “MotoGP elétrica” em 2019

Você monitora sua frequência cardíaca? Quais são os números?

Marc Marquez: “normalmente não monitoro a minha frequência cardíaca durante as corridas – mas em 2012 eu fiz isso em uma corrida de Moto2. No momento da largada, por causa da tensão, estava a 150-160 batimentos por minuto e durante a corrida ficou entre 165 e 175. Meu máximo é em torno de 200bpm.”

Além de nutrição, treinamento e respiração, a hidratação é outro aspecto importante – especialmente quando correndo em lugares como Sepang. Como você se mantém hidratado?

Marc Marquez: “a hidratação é muito importante – especialmente antes da corrida – porque uma vez que começa é difícil beber do CamelBak (Nota MM: alojado no cupim do macacão de pilotagem) e não faço muito isso. Acho que seria possível terminar a corrida sem beber nada. Não sei exatamente o quanto você perde, mas em uma corrida quente é cerca de 1 kg ou 1,5 kg. Mas quando você bebe depois da corrida, você ganha ele de volta rapidamente!”

Opinião: Quando corria nas 125cc, Valentino Rossi (1,79 metro, 65 quilos) dizia que não fazia qualquer tipo de preparação física, mas conforme foi subindo, sentiu falta de forma e desde muitas temporadas é um dos pilotos mais bem preparados do grid do Mundial de Motovelocidade.

Veja também: Novidades da MotoGP para temporada 2019

Márquez mede 1,68m e pesa 59 quilos, mas sua dedicação aos treinamentos é muito maior do que ele deixa antever nessa entrevista. Além dos treinos com moto, onde o italiano prefere o dirt track e o espanhol continua curtindo o motocross, grande paixão dele.

São passado distante os tempos de pilotos playboys como o saudoso Barry Sheene, que compensava a falta de regras físicas com talento. Hoje todos, da classe menor á MotoGP,  são atletas compltos, que não fariam feio em outras modalidades esportivas.

E se a graça romântica diminuiu, a aficiência, e por consequência a segurança, aumentaram muito.  Maneiro…

Fonte: sportv.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *