Mundial de Motovelocidade – Novas regras para corridas interrompidas.

Mundial de Motovelocidade - Novas regras para corridas interrompidas

Por Sportv – Esclarecimentos são sempre bons, e é isso que a Comissão de Grandes Prêmios vem fazendo com frequência em relação às regras do Mundial de Motovelocidade. Melhor prevenir do que remediar.

A Comissão de grande prémio, composta por Srs. Carmelo Ezpeleta (Dorna, Presidente), Paul Duparc (FIM), Herve Poncharal (IRTA) e Takanao Tsubouchi (MSMA), numa reunião eletrônica realizada no dia 18 de dezembro de 2018 tomou a seguinte decisão:

Regulamentos esportivos – efetividade imediata

Classificação de corrida e elegibilidade para reiniciar após uma corrida interrompida

Para evitar mal-entendidos por parte das equipes, pilotos, transmissões e outros meios de comunicação, a Comissão de Grandes Prêmios modificou os regulamentos para esclarecer as regras existentes.

Classificação de uma corrida interrompida – regras adicionais com texto em negrito

Se o Diretor de Prova decide interromper uma corrida em qualquer ponto desde o início da volta de aquecimento em diante, em seguida, as bandeiras vermelhas serão exibidas na linha de chegada, em todos os postos de fiscais de pista, e ele vai ligar as luzes vermelhas ao redor do circuito. Os pilotos devem diminuir a velocidade imediatamente e regressar ao Pit Lane.

Os resultados serão os resultados obtidos no último ponto onde o líder e todos os outros pilotos ativos na mesma volta que o líder tinham completado uma volta completa sem a bandeira vermelha ser exibida.

Exceções:

i.) se a corrida for interrompida após a bandeira de chegada, aplicar-se-á o seguinte procedimento:

  1. para todos os pilotos a quem a bandeira de chegada foi mostrada antes da interrupção, uma classificação parcial será estabelecida no final da última volta da corrida.
  2. para todos os pilotos a quem a bandeira de chegada não foi mostrada antes da interrupção, uma classificação parcial será estabelecida no final da penúltima volta da corrida.
  3. a classificação completa será estabelecida combinando ambas as classificações parciais de acordo com o procedimento volta/tempo
  4. ii) numa corrida interrompida, se o líder e todos os pilotos ativos na mesma volta completaram uma volta completa antes da indicação da bandeira vermelha, e nessa altura há um piloto no Pit Lane que se fecha devido à bandeira vermelha sem que o piloto tenha atravessado um ponto de cronometragem, os resultados serão retirados do último ponto de cronometragem que o líder da corrida e todos os outros pilotos ativos na mesma volta que o líder cruzaram.

Se houver um problema com o transponder de cronometragem de um piloto, os resultados serão retirados dos resultados na linha de chegada anterior.

No momento em que a bandeira vermelha é exibida, os pilotos que não estão competindo ativamente na corrida não serão classificados.

Dentro de 5 minutos após a bandeira vermelha ter sido exibida, os pilotos que não entraram no Pit Lane cruzando o ponto de cronometragem designado na entrada do Pit Lane em sua motocicleta, não serão classificados.

Uma excepção pode ser concedida em circunstâncias excepcionais (por exemplo, celebração pós-corrida numa corrida interrompida considerada concluída).

Corrida da classe MotoGP – classificações de corridas interrompidas.

Atualmente, os regulamentos permitem múltiplas reinicializações de corridas interrompidas na classe MotoGP, com a possibilidade de múltiplos reinícios. Numa situação em que não foi possível reiniciar qualquer uma destas corridas, foi decidido que um resultado só poderá se basear nos resultados de uma corrida anterior se cinco ou mais voltas tivessem sido concluídas.

Reiniciando uma corrida que foi interrompida – regras adicionais com texto em negrito

A posição do grid terá como base a ordem de finalização da primeira corrida.

Pilotos classificados com 1 volta de atraso vão começar a corrida reiniciada do Pit Lane.

Pilotos classificados com 2 voltas de atraso não serão elegíveis para reiniciar.

Comissão de Grandes Prêmios

Para ler estas regras no original em inglês, clique aqui

Fonte original do texto – Sportv – https://sportv.globo.com/site/blogs/mundo-moto/noticia/mundial-de-motovelocidade-novas-regras-para-corridas-interrompidas.ghtml

One thought on “Mundial de Motovelocidade – Novas regras para corridas interrompidas.

  1. Pingback: Quais são e para que servem os botões em uma moto de MotoGP? -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *